Como aquecer a casa no inverno

O inverno chegou, e vamos combinar, a vontade de ficar em casa aumenta, e com ela a necessidade de manter a casa aquecida. Infelizmente, a eficiência térmica não é o forte na nossa arquitetura gaúcha, parece que, mesmo no Rio Grande do Sul, incorporamos o pensamento de país tropical e acabamos nos preocupando somente com o verão. 

E agora, como corrigir? Se você ainda não construiu, ou pensa em reformar, fizemos uma série de post sobre aquecimento de água, lareiras, piso aquecido e até calefação, que podem te ajudar nas tomadas de decisão para o seu novo lar. Mas se essa não é uma opção, vamos a algumas dicas de como aquecer a casa. 

Não existe frio, só a ausência de calor.

Parece que essa frase só serve para quem vive no Rio de Janeiro, mas é interessante pensar no comportamento físico do calor. Existem dois pontos a se analisar para que você tenha conforto térmico dentro de casa. O primeiro é se o espaço tem alguma fonte de calor, um gerador de calor, e aí entram lareiras, ar condicionado e calefação. O segundo é a capacidade de segurar o calor. Essas fontes de calor podem ser pouco eficientes se o ambiente perder esse calor gerado para o ambiente externo de maneira muito rápida. Acho que o principal ponto a atacar é o segundo, é verificar como podemos segurar um pouco mais o calor, e além disso, como podemos colocar alguns elementos que geram a sensação de conforto. 

Reter o calor

Isso envolve a capacidade térmica e inércia térmica. Geralmente os ambientes perdem mais calor pelas paredes voltadas para a área externa da edificação, mas ainda assim, a parede é possivelmente o elemento com melhor desempenho térmico de uma residência ou apartamento. Por onde mais há perda de calor é por fenestrações, as esquadrias e portas, por isso cortinas ou persianas são fundamentais para manter o calor dentro da sua casa. Pode parecer caro, mas cortina traz conforto térmico, acústico (material absorvente de som), além da privacidade para o ambiente interno, vale o investimento. Uma opção mais trabalhosa, e custosa, é optar por trocar suas esquadrias de alumínio, por PVC. O alumínio e o vidro não são barreiras para o calor, experimente colocar sua mão na esquadria ou no vidro simples em um dia frio, ele estará tão frio quanto o ambiente externo. Outra alternativa também é usar o vidro duplo, que faz com que a perda de calor pelas esquadrias seja reduzida. 

O teto também pode ser o inimigo. Se você tem uma laje impermeabilizada ou ainda um telhado sem laje, somente com forro, aí pode estar um ponto de troca de calor, tanto para ganhar, quanto para perder. E aí vale a pena você fazer um forro, com opção de colocar uma isolamento, uma lã de vidro, estancando um pouco essa perda e ganho de calor pela cobertura. 

O piso é outro local onde podemos trabalhar para melhorar o conforto térmico. Por mais que seja fácil limpar e manter um porcelanato, ele nunca vai estar em uma temperatura agradável no inverno. Aí você pode optar por colocar um laminado ou piso vinílico acima do porcelanato, lembrando sempre que isso pode implicar em cortar as portas. O piso flutuante de laminado, tem uma manta de eva embaixo, e apesar de ser de apenas 7 milímetros, já ajuda bastante. Além disso, o piso laminado é composto por madeira, e a madeira mantém muito mais a temperatura. Se você não tem opção de colocar o piso, uma ótima alternativa é colocar um tapete, pelo menos em frente ao sofá, assim você tem um conforto maior para o piso na área de estar, até porque fica muito mais difícil se aquecer com o pé gelado. 

Apesar do frio da nossa estação durar apenas um mês e meio, vale o investimento para não ficar encolhido em casa. Passamos tanto tempo em casa que vale a pena algum investimento no seu conforto.

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s