Preparação para o inverno – Lareiras

Como o inverno está chegando, e todos nós temos passado mais tempo em casa,  preparamos alguns post sobre aquecimento e conforto.. O primeiro tópicos são as lareiras!

Que tipo de lareira? 

Uma da muitas dúvidas que surgem na hora de se construir uma casa é: “Qual a lareira devo colocar?”. Aqui no Rio Grande do Sul, lareira é algo que, além de esquentar o ambiente e secar nossa surreal umidade, cria o clima charmoso das noites de inverno. Hoje basicamente temos 3 tipos de lareiras: lareira ecológicas (a álcool), lareiras a gás e as tradicionais lareiras a lenha.

Lareiras Ecológicas

As Lareiras Ecológicas surgiram para suprir uma demanda de apartamentos e ambientes que não possuem espera para lareira (dutos) ou ponto de gás. E essa talvez seja a maior vantagem dela. Este tipo de lareira possui fácil transporte e manuseio, podendo facilmente ser guardada quando não estiver em uso, ou ainda ser transportada com a mudança. Como ela funciona com álcool, é necessário ter cuidado no abastecimento, que deve ser feito sempre com ela desligada. O maior problema deste sistema é sua  capacidade de aquecimento, que acaba limitada apenas ao seu entorno imediato, uma vez que o aquecimento se dá somente pela chama, não havendo anteparos ou elementos que direcionam e amplificam o calor.

Vantagens

  • Mobilidade
  • Fácil instalação
  • Sem necessidade de duto de saída da fumaça

Desvantagens

  • Capacidade de aquecimento reduzida
  • Necessidade de cuidados redobrados no acendimento

Lareiras a Gás

Lareiras a gás tem um funcionamento muito similar à um fogão a gás, pois ela possui um queimador longitudinal, que acende e cria a chama através do GLP. Mas quando falamos que são parecidas com um fogão, não imagine um fogão na sua sala de estar, uma lareira a gás é geralmente elegante e possui uma boa capacidade calorífica. Apesar de possuir lareiras a gás que simulem lenha queimando, o que pode parecer um pouco kitsch, a maioria das lareiras são de embutir e possui um formato linear, com canaletas de 15 ou 20 cm de largura, por comprimento variado. Essa variação de comprimento é em função da capacidade de aquecimento dela, quanto maior ela for, maior o ambiente que ela pode aquecer. Esse tipo de lareira é uma boa opção para quem não quer muito trabalho, mas quer uma chama e um aquecimento facilmente controlado. Inclusive alguns modelos possuem controle remoto e válvula de controle de oxigênio, que extingue a chama quando há pouco oxigênio no espaço. Com o controle de oxigênio, as lareiras podem ser instaladas sem duto de saída de ar.

Vantagens

  • Qualidade visual e estética
  • Boa capacidade de aquecimento
  • Não precisa duto de saída de ar
  • Não produz fumaça

Desvantagens

  • Sem mobilidade
  • Precisa de um ponto de gás
  • Aumento do consumo de gás da residência

Aqui tem um modelo funcionando em um cliente.

Aqui outro modelo que instalamos em um outro cliente, que é demonstrado o funcionamento:

WhatsApp Image 2020-05-25 at 13.22.23
Lareira a gás embutida em nicho revestido de mármore. A pedra aquece e ajuda a distribuir o calor. Esse kit veio com pedras vulcânicas que aquece e ajudam irradiar calor.

Lareiras a lenha

As tradicionais lareiras a lenha, feitas em alvenaria ou metal, possuem o charme que a outras não tem, pela produção e apreciação do fogo. Porém, como são alimentadas a lenha, exigem um maior trabalho para acender, sujam mais o ambiente, produzem fumaça, e por isso precisam de um duto de saída da fumaça. Mas tem mais uma coisa que acaba indo embora com a fumaça pelo duto, que é um pouco do calor produzido. Como o ar quente sobe, junto com a fumaça, se perde muito calor pelo duto, sobrando no espaço somente o calor por irradiação. É muito comum que o espaço precise de um fogo muito alto, ou então que as pessoas se concentrem na frente da lareira para se sentirem aquecidas.

Vantagens

  • Charme e aconchego
  • Conforto visual e aparência do fogo
  • Média capacidade de aquecimento

Desvantagens 

  • Necessidade de duto
  • Muito calor perdido no espaço.

E por que não os Calefatores?

Ainda dentro da categoria de lareiras a lenha, existem os calefatores, que nada mais são do que lareiras de ferro, fechadas e que são abastecidas a lenha. É como uma mistura de fogão a lenha com lareira. As vantagens com relação à lenha convencional são muitas. Ela possui um sistema de dupla combustão, que faz o ar quente circular por ela, aquecendo ela por completo e transformando-a em um radiador. Além disso, ela é fechada, hermética, oferecendo menos risco de acidente e menos sujeira. Suas alavancas de controle de entrada de ar permitem que você controle a  velocidade da queima, gerando melhor aproveitamento da lenha. Há modelos, inclusive, que possuem um sistema de ventilação forçada, que direciona o ar aquecido para a peça, ou pode ser conectado a um sistema de dutos que leva o calor para outras peças da casa.  Abaixo alguns modelos, do Apartamento LAB e do Apartamento VEB. 

O calefator aumenta o rendimento da queima da lenha, aproveitando melhor o calor gerado por ela, além de manter o charme do fogo a lenha. Eu, arquiteto Guilherme Schneider, possuo uma em minha casa e fiz um pequeno vídeo sobre o funcionamento dela. Veja aqui. 

Em síntese, são vários os tipos de lareira existentes no mercado, o importante é você conversar com seu arquiteto para verificar as condições do seu caso específico para garantir esse conforto na sua casa. E claro, sempre procure fornecedores confiáveis. Esperamos que essas  informações tenham ajudado você a se preparar para o inverno.

 

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

6 comentários em “Preparação para o inverno – Lareiras

  1. Olá, as paredes que ficam atrás e ao lado do calefator podem ter papel de parede, e aqui em Santa Maria quem vende e faz a instalação do calefator de dupla combustão?

    1. A principio, se deixar uns 10 ou 15 cm de distancia não tem problema, mas o ideal é consultar o fabricante, pois o poder de aquecimento varia. O modelo que usamos fica com um móvel a 15 cm, ele fica quente, mas não ao ponto de estragar. Aqui em Santa Maria a Hidrotec, na Avenida Nossa Senhora das dores (https://www.hidrotecpiscinas.com.br/)e a Attuale Casa e Conceito na Duque de Caxias(http://attualesm.com.br/) vendem.
      A instalação as lojas indicam, mas vai depender se precisa obra civil(quebrar parede ou não). Geralmente o duto é um funileiro que faz e instala. Na LP arquitetos já trabalhei com a Funilaria Guarani e com a DallaPozza. Ambos podem prestar esse serviço.
      Esse calefator do vídeo veio da Calena Piscinas e aquecimento(http://calena.com.br/), mas não são de Santa Maria, o que dificulta para mostrar o produto.

  2. Olá! Muito obrigado pelo ótimo conteúdo!

    Bakuninho, estou pensando em investir num calefator igual a este para usar no meu apartamento. O problema é que estou preocupado com a ligação da chaminé do calefator com a churrasqueira, não tenho certeza se funciona e quão complexo é essa instalação.

    Você chegou a utilizar algum exaustor para puxar a fumaça? Além disso, você precisou de alguma autorização ou análise técnica para poder fazer este trabalho?

    Obrigado mais uma vez!

    1. Olá Ricardo, que bom que gostou do conteúdo.

      Na realidade a lareira do vídeo está conectada no duto da churrasqueira, mas foi uma espera que ficou no apartamento, foi executado em obra. Além disso a churrasqueira fica na sacada aberta, então não é um problema muito grande se voltar fumaça(apesar de isso não ocorrer).

      O maior problema é a fumaça subir e sair pela churrasqueira, devido a diferença de pressão. Se a churrasqueira tiver uma tampa, já ajuda a não criar uma corrente de ar.

      O ideal é ver com um funileiro para que o duto da lareira seja conectado mas que tenha uma razoável altura de conexão, ser conectado mais longe da boca da churrasqueira, ou correr um pouco por dentro dela..

      Mas um funileiro bom com certeza vai te auxiliar e deixar tudo funcionando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s