Preparação para o inverno – Lareiras

Como o inverno está chegando, e todos nós temos passado mais tempo em casa,  preparamos alguns post sobre aquecimento e conforto.. O primeiro tópicos são as lareiras!

Que tipo de lareira? 

Uma da muitas dúvidas que surgem na hora de se construir uma casa é: “Qual a lareira devo colocar?”. Aqui no Rio Grande do Sul, lareira é algo que, além de esquentar o ambiente e secar nossa surreal umidade, cria o clima charmoso das noites de inverno. Hoje basicamente temos 3 tipos de lareiras: lareira ecológicas (a álcool), lareiras a gás e as tradicionais lareiras a lenha.

Lareiras Ecológicas

As Lareiras Ecológicas surgiram para suprir uma demanda de apartamentos e ambientes que não possuem espera para lareira (dutos) ou ponto de gás. E essa talvez seja a maior vantagem dela. Este tipo de lareira possui fácil transporte e manuseio, podendo facilmente ser guardada quando não estiver em uso, ou ainda ser transportada com a mudança. Como ela funciona com álcool, é necessário ter cuidado no abastecimento, que deve ser feito sempre com ela desligada. O maior problema deste sistema é sua  capacidade de aquecimento, que acaba limitada apenas ao seu entorno imediato, uma vez que o aquecimento se dá somente pela chama, não havendo anteparos ou elementos que direcionam e amplificam o calor.

Vantagens

  • Mobilidade
  • Fácil instalação
  • Sem necessidade de duto de saída da fumaça

Desvantagens

  • Capacidade de aquecimento reduzida
  • Necessidade de cuidados redobrados no acendimento

Lareiras a Gás

Lareiras a gás tem um funcionamento muito similar à um fogão a gás, pois ela possui um queimador longitudinal, que acende e cria a chama através do GLP. Mas quando falamos que são parecidas com um fogão, não imagine um fogão na sua sala de estar, uma lareira a gás é geralmente elegante e possui uma boa capacidade calorífica. Apesar de possuir lareiras a gás que simulem lenha queimando, o que pode parecer um pouco kitsch, a maioria das lareiras são de embutir e possui um formato linear, com canaletas de 15 ou 20 cm de largura, por comprimento variado. Essa variação de comprimento é em função da capacidade de aquecimento dela, quanto maior ela for, maior o ambiente que ela pode aquecer. Esse tipo de lareira é uma boa opção para quem não quer muito trabalho, mas quer uma chama e um aquecimento facilmente controlado. Inclusive alguns modelos possuem controle remoto e válvula de controle de oxigênio, que extingue a chama quando há pouco oxigênio no espaço. Com o controle de oxigênio, as lareiras podem ser instaladas sem duto de saída de ar.

Vantagens

  • Qualidade visual e estética
  • Boa capacidade de aquecimento
  • Não precisa duto de saída de ar
  • Não produz fumaça

Desvantagens

  • Sem mobilidade
  • Precisa de um ponto de gás
  • Aumento do consumo de gás da residência

Aqui tem um modelo funcionando em um cliente.

Aqui outro modelo que instalamos em um outro cliente, que é demonstrado o funcionamento:

WhatsApp Image 2020-05-25 at 13.22.23
Lareira a gás embutida em nicho revestido de mármore. A pedra aquece e ajuda a distribuir o calor. Esse kit veio com pedras vulcânicas que aquece e ajudam irradiar calor.

Lareiras a lenha

As tradicionais lareiras a lenha, feitas em alvenaria ou metal, possuem o charme que a outras não tem, pela produção e apreciação do fogo. Porém, como são alimentadas a lenha, exigem um maior trabalho para acender, sujam mais o ambiente, produzem fumaça, e por isso precisam de um duto de saída da fumaça. Mas tem mais uma coisa que acaba indo embora com a fumaça pelo duto, que é um pouco do calor produzido. Como o ar quente sobe, junto com a fumaça, se perde muito calor pelo duto, sobrando no espaço somente o calor por irradiação. É muito comum que o espaço precise de um fogo muito alto, ou então que as pessoas se concentrem na frente da lareira para se sentirem aquecidas.

Vantagens

  • Charme e aconchego
  • Conforto visual e aparência do fogo
  • Média capacidade de aquecimento

Desvantagens 

  • Necessidade de duto
  • Muito calor perdido no espaço.

E por que não os Calefatores?

Ainda dentro da categoria de lareiras a lenha, existem os calefatores, que nada mais são do que lareiras de ferro, fechadas e que são abastecidas a lenha. É como uma mistura de fogão a lenha com lareira. As vantagens com relação à lenha convencional são muitas. Ela possui um sistema de dupla combustão, que faz o ar quente circular por ela, aquecendo ela por completo e transformando-a em um radiador. Além disso, ela é fechada, hermética, oferecendo menos risco de acidente e menos sujeira. Suas alavancas de controle de entrada de ar permitem que você controle a  velocidade da queima, gerando melhor aproveitamento da lenha. Há modelos, inclusive, que possuem um sistema de ventilação forçada, que direciona o ar aquecido para a peça, ou pode ser conectado a um sistema de dutos que leva o calor para outras peças da casa.  Abaixo alguns modelos, do Apartamento LAB e do Apartamento VEB. 

O calefator aumenta o rendimento da queima da lenha, aproveitando melhor o calor gerado por ela, além de manter o charme do fogo a lenha. Eu, arquiteto Guilherme Schneider, possuo uma em minha casa e fiz um pequeno vídeo sobre o funcionamento dela. Veja aqui. 

Em síntese, são vários os tipos de lareira existentes no mercado, o importante é você conversar com seu arquiteto para verificar as condições do seu caso específico para garantir esse conforto na sua casa. E claro, sempre procure fornecedores confiáveis. Esperamos que essas  informações tenham ajudado você a se preparar para o inverno.

 

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

4 comentários em “Preparação para o inverno – Lareiras

    1. A principio, se deixar uns 10 ou 15 cm de distancia não tem problema, mas o ideal é consultar o fabricante, pois o poder de aquecimento varia. O modelo que usamos fica com um móvel a 15 cm, ele fica quente, mas não ao ponto de estragar. Aqui em Santa Maria a Hidrotec, na Avenida Nossa Senhora das dores (https://www.hidrotecpiscinas.com.br/)e a Attuale Casa e Conceito na Duque de Caxias(http://attualesm.com.br/) vendem.
      A instalação as lojas indicam, mas vai depender se precisa obra civil(quebrar parede ou não). Geralmente o duto é um funileiro que faz e instala. Na LP arquitetos já trabalhei com a Funilaria Guarani e com a DallaPozza. Ambos podem prestar esse serviço.
      Esse calefator do vídeo veio da Calena Piscinas e aquecimento(http://calena.com.br/), mas não são de Santa Maria, o que dificulta para mostrar o produto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s