Preparação para o inverno – Piso Aquecido

Talvez o mais difícil no inverno é levantar de manhã cedo, sair das cobertas quentinhas e  ir para o banheiro, que está com o piso gelado. Para resolver esse tipo de problema, empresas têm oferecido, já há alguns anos, um sistema de aquecimento elétrico para o piso. A ideia é simples, abaixo do porcelanato do banheiro é colocado um conjunto de resistências elétricas, que ao serem ligadas aquecem o contrapiso e o piso do banheiro. 

Como o piso fica mais quente que o ar, o calor irradia dele e ele acaba aquecendo toda a peça, além, é claro, de ajudar a secar o espaço. Tudo isso controlado por um termostato na parede do banheiro, ou ainda, com opções de controle pelo seu celular.  Imagina se , junto com aquela soneca clássica do celular, você já pudesse ir aquecendo o banheiro? Quando você chegar lá, o ambiente vai estar melhor que as cobertas, e você irá se levantar sem arrependimento!

Mas nem tudo é perfeito. O principal problema desse tipo de aquecimento é a conta de energia. Como são resistências elétricas no piso, a conta pode subir bastante, ou ainda, como já vimos acontecer, o cliente deixar de usar ou usar pouco com medo da conta da RGE. Outro problema é que, caso o sistema não tenha sido pensado junto com o projeto original, você precisa retirar todo seu piso para poder instalar a serpentina, e se um dia der problema, o que de fato é difícil de acontecer, você precisa quebrar o piso para fazer a troca ou manutenção. 

A dica que fica é: se você está construindo e pensa no conforto, acho que vale a pena investir no aquecimento de piso, pois o custo de implementação não é alto. Aproveite e solicite sistemas que tenham timer, e que sejam por “quadrantes”, pois se um dos trechos estragar, você só troca um pedaço do piso, não necessitando remover todo ele.

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s