Em outubro chegamos aos 11 anos de LP, não é 11 de LP arquitetos, mas é 11 anos da empresa, até por que ainda tem gente que lembra que era LP desenho e arquitetura. Já comentamos como a LP desenho e arquitetura surgiu e como ela virou duas empresas, mas agora vamos falar dessa história de uma maneira diferente, relembrando pouco a pouco a nossas história, escolhendo um projeto por ano para contar sobre nosso desenvolvimento.
Ano 01
O primeiro prédio, o Residencial Olavo Bilac, um dos projetos que deu gás para começarmos o escritório. Aprendemos muito com ele, desde a paginação para alvenaria estrutural até o posicionamento de pilares em garagens e pavimentos tipo, além dos procedimentos legais para aprovação na prefeitura. Já falamos sobre o processo criativo dele aqui nesse post, e como aprendemos com ele e com o Residencial do Parque neste outro post. Da para ver que ele nos marcou mesmo.
Ano 02
No Olavo Bilac já começamos o conceito de personalização de apartamentos, que é o projeto de interiores que visa adequar o apartamento padrão às necessidades dos moradores. Explicamos mais sobre esse serviço nesse post aqui. No Olavo Bilac as personalizações do Apartamento CF, Apartamento MB e o Apartamento RC nos ensinaram sobre projetos de interiores, bem como sobre o próprio edifício, um feedback dos clientes e da nossa própria equipe, que teve que modificar apartamentos projetados por nós mesmo. Quando dizemos equipe, falamos nos apenas três arquitetos que a compunham naquele momento mesmo.
Ano 03
A primeira residência ampla, a Residência BM, localizada em um terreno urbano de 10 por 50 metros. Os desafios foram grandes e o resultado muito positivo. Aprendemos que projetar uma casa é construir uma relação com o cliente e fazer parte da família dele por alguns anos. Já falamos muito sobre o que é projetar uma casa, um lar, neste post aqui!
Ano 04
Rompendo a barreira dos 10 pavimentos, em um terreno com uma servidão e próximo a uma icônico templo religioso da cidade, o Residencial Monteiro Lobato marcou o panorama urbano e a Rua Heitor Campos com seus 15 pavimentos acima do solo. Nele, conseguimos experimentar formas diferentes de resolver o projeto, com uma série de apartamentos duplex ao longo de todo ele. É claro que já falamos sobre isso antes, e você pode entender mais o projeto todo e os apartamentos duplex aqui!
Ano 05
Assim como personalizamos apartamentos no Residencial Olavo Bilac, o mesmo aconteceu no Monteiro Lobato, e como nele não tínhamos limitações de sistema construtivo, as personalizações foram maiores. O Apartamento Cine teve sua área de serviço deslocada, ganhou uma bancada gourmet totalmente integrada à sala, um dormitório virou sala de cinema e dois banheiros foram unidos para criar um único amplo banheiro, com banheira e duas cubas. E essa foi apenas uma das personalizações, tivemos apartamentos integrados verticalmente, dois que viraram um, como no caso do Apartamento VEB, e do apartamento LAB. E por fim, quando o prédio estava pronto, fomos procurados para fazer o Apartamento ECO. Todos esses apartamentos foram ao longo do nosso ano 5.
Na sequencia postamos mais..
2 comentários em “LP 11 anos – Primeiros anos”