Residencial Castro Alves e a Iluminação pública

Iluminação é algo fundamental para ter uma sensação de segurança maior na cidade. Apesar disso, a iluminação pública é mais um dos investimentos que foca mais nas ruas e nos carros, iluminando justamente aqueles que possuem luz própria. Esse mal posicionamento das luminárias públicas cria penumbras e áreas escuras nas calçadas, o que é incompatível com o fluxo de pedestres. Uma cidade que quer melhorar a mobilidade e criar um ambiente urbano melhor, precisa investir em calçadas, ciclovias e iluminação pública de qualidade, é inviável achar que vamos viabilizar uma mobilidade urbana apenas através do carro. Mas acredito que não podemos esperar tudo de braços cruzados, não podemos simplesmente cobrar e não contribuir, seria muito confortável.

Dentro dessa reflexão, fizemos uma parceria com a CZ engenharia, que está executando o empreendimento Edifício Castro Alves (projeto LP arquitetos). O Castro Alves fica em um terreno com duas frentes, uma para a Rua Gaspar Martins e outra para a Avenida Medianeira. Após a colocação do tapume para a Avenida Medianeira, uma avenida clássica para prática de corridas de rua, percebemos o quão escuro é aquele ponto. Além disso, do outro lado da rua está o famoso terreno do DAER, outro ponto sem quase nenhuma iluminação para a calçada. 

Assim, junto com a CZ engenharia, percebemos que, com pouco custo, tanto de equipamento como de energia, poderíamos criar um espaço mais amigável e seguro para os usuários da calçada. Foram compradas 3 luminárias LED que foram instaladas dentro da obra, e que iluminam o passeio público em frente à mesma, uma solução simples e pontual, mas que já melhora bastante a situação da caminhabilidade, especialmente de noite. 

Santa Maria tem uma iluminação pública de baixa qualidade, e talvez iniciativas simplificadas como essa seja uma forma de concedermos melhores condições de iluminação para a cidade. Uma possibilidade seria atribuir algum desconto na taxa de iluminação pública para quem se propõe a iluminar o passeio público a partir de seu lote (sim, temos uma taxa de iluminação pública, que confesso não conseguir ver no que ela está sendo usada). Assim como tem uma obrigatoriedade de calçada padrão, de repente poderíamos ter um padrão mínimo de iluminação para espaços que fiquem junto ao passeio, ou que possuam marquises. 

Não podemos ficar só esperando, mas junto com a cobrança são necessários exemplos e sugestões.

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Um comentário em “Residencial Castro Alves e a Iluminação pública

  1. Achei louvável a iniciativa de iluminação da calçada na Av Medianeira, em frente à construção do Ed. Castro Alves. Ideias como essa fazem a diferença e demonstram que empresas sérias e responsáveis são essenciais para o crescimento da nossa cidade e para o bem comum da população. Obrigada!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s