LP 11 Anos – LP arquitetos se consolidando

Seguindo nossa história, depois dos primeiros anos, aqui alguns projetos que nos marcaram em cada ano, do ano 06 até o ano 11.

Ano 06

O Residencial Solar da Oliveiras é um projeto querido, nele conseguimos trabalhar alguns valores de projetos que acreditamos. Desenvolvemos um edifício de média densidade em um bairro residencial, sem muito contraste com as casas do entorno, e que foi desenhado para a vida contemporânea.  Ele possui um módulo social que inclui cozinha, churrasqueira, área de jantar e estar totalmente integrados, e tudo ventilado por uma esquadria de mais de 4 metros de largura, peitoril baixo e muita integração com a rua e a paisagem. A ideia era transformar a sala em uma sacada, e o objetivo foi alcançado. 

Ano 07 

Todo arquiteto em Santa Maria é apaixonado pela gare da Estação Ferroviária, pela Avenida Rio Branco e tudo que ela representou para nossa cidade por anos. Dá para ver a história ali, desde as primeiras casa ecléticas, passando pelos edifícios art decó,  até os edifícios modernos. Fomos convidados  a fazer um projeto para uma residência eclética, ser transformada em um bar/restaurante, uma cervejaria local. Não tinha como ter sido mais especial, passamos trabalho no levantamento e no inventário, onde todas esquadrias, fachadas e pisos foram detalhados. Um trabalho recompensador, onde nós e clientes tinham carinho pela casa e pelo tema. Convidamos a todos a irem no Growler, se não for o melhor hambúrguer e cerveja de Santa Maria, está brigando pelo topo.

Ano 08

O Tom Jobim é um edifício em um travessa super em localizada, onde só existiam casas e outros edifícios com uma tipologia já bem definida, de um apartamento por pavimento. A nossa escolha foi fazer uma torre mais estreita, para podermos subir em altura, valorizando a vista e a insolação, e criando um ícone visível de vários pontos da cidade. Novamente as esquadrias são amplas e transformam o espaço gourmet em sacada, conforme a vontade do usuário. A paleta de cores é elegante e em tons de cinza.

Ano 09

O Apartamento Veza fica dentro do Tom Jobim, mais uma  possibilidade de modificar um projeto nosso, e para clientes mais que especiais.  O casal de descendentes de italianos viviam em volta da cozinha, e por isso decidimos criar um estar junto à cozinha, integrando os dois ambientes, e aumentando o convívio em volta do espaço que se faz a comida. O apartamento é cheio de lembrança e história, como o jogo de mobiliário do jantar e a prataria que adorna a cozinha e funciona para servir o café. Coube a nós respeitar e valorizar essa história.

Ano 10 

O Residencial Fernando Pessoa é o último edifício projetado pela LP arquitetos que ficou pronto. Próximo ao Tom Jobim, ele também valorizou a insolação nas três suítes que cada apartamento possui (com aberturas a nordeste), deixando as belas visuais para a área social. Em branco, preto e com detalhes em amarelo, o Fernando Pessoa é discreto, mas marca a visual da paisagem urbana de seu entorno. A sacada é ampla, como uma varanda, separada da sala por uma esquadria de mais de 5 metros, que faz a total integração da sacada com a área social.

Ano 11

Projetar uma casa, um lar, é uma grande responsabilidade e uma grande honra. Esse foi o caso da Residência GJAB. A residência possui aproximadamente 400 m², organizados em três volumes de iguais proporções. O volume do meio, praticamente transparente, concentra a conexão entre os espaços, no térreo está a sala de estar social, e no segundo pavimento a sala de estar íntima. O encanto do telhado é refletido dentro da casa, tanto no pé-direito duplo quanto no sótão criado para conectar  os dormitórios das duas irmãs, um espaço somente delas.

Chegamos nesse ano, no provim post falamos sobre o futuro, novos projetos..

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Um comentário em “LP 11 Anos – LP arquitetos se consolidando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s