O módulo social do Residencial Solar das Oliveiras

A modulação é assunto recorrente dentro da arquitetura e do design, sendo aplicada e praticada desde o período da faculdade. É muito comum ver estudantes ou profissionais recém formados começarem o projeto a partir de uma malha, um módulo. Conforme vamos exercendo a profissão, vamos vendo que em alguns casos, em função das dimensões do terreno ou do espaço não serem tão exatas e em ângulo reto, o projeto precisa ser ainda mais específico e nossa obstinação pelo módulo acaba sendo dificultada e por vezes diminui. No condomínio Residencial Solar das Oliveiras, projetado em 2014/2015, trabalhamos com módulos, mas não de medidas, e sim de usos,  um módulo que agregasse a área social do apartamento.

O solar das Oliveiras fica em uma esquina, das Ruas Francisco Crossetti com a rua Protásio Antunes, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Santa Maria. A esquina em questão forma um ângulo oblíquo, fazendo com que o terreno tenha um “bico’, que somado aos ajardinamentos diminui e limita a área de projeto, condicionando ao partido resultante. Conforme desenvolvemos o projeto, surgiu a oportunidade de criarmos um módulo de convivência, um módulo que agregasse valores e medidas que consideramos ideais para os apartamentos do empreendimento.

O conceito surgiu de entregarmos à rua, à via pública, as salas e os espaços sociais, para que se relacionem com a vizinhança e façam o trabalho de “vigiar” a rua, aumentar a identificação com o bairro, criar laços de relação entre espaço privado e público.

O projeto foi concebido para a vida contemporânea, segundo a nossa interpretação e o nosso conceito/vivência em arquitetura multifamiliar. O módulo ficou fluido, o usuário entra no hall, chega ao estar, onde fica espaço de televisão e descanso. Logo adiante está o jantar, quase que integrado à área de churrasqueira, separados por um espaço destinado a uma bancada. A churrasqueira tem como espaço de apoio a pia da própria cozinha, que pode ser configurada como um espaço gourmet, já que está integrada à churrasqueira e ao jantar/estar. A única peça separada é a área de serviço, com uma porta que a divide do restante do espaço. O principal motivo é o ruído de máquina de lavar, afinal somos o LP(long play), a máquina não pode atrapalhar a música!

Veja abaixo projeto de interiores para um dos apartamentos do Solar das Oliveiras.


Ta, mas e a sacada?

 

Já falei sobre isso em um post passado, antecipamos o custo e a preocupação de fechar a sacada. Assim, optamos por projetar esse espaço como a própria sacada/varanda, possuindo uma grande esquadria de 4.20 m x 2.00 m, com apenas 40 cm de peitoril. Mas essa esquadria não é a unica do espaço, a cozinha possui esquadria própria, bem como a área de serviço, assim temos uma ventilação bastante eficiente.

Externamente, o resultado que buscamos foi que os módulos, as salas, fossem se revelando conforme o usuário vai fazendo a volta na edificação, que fica em uma esquina. Ao percorrer o passeio público, o usuário vai descobrindo os módulos e os pontos de interação. O ângulo do terreno, refletido na volumetria que propusemos, cria canto e espaços que escondem parte de edificação, e assim criam um estímulo para ver o que tem na outra face, fachada, um pequeno convite para dobrar a esquina. Abaixo, fotos da obra(outubro 2017).

Gosto de pensar que os módulos, um para cada lado do terreno, compõem vistas para a cidade, cada modulo tem seu ângulo e fragmento de vista para a cidade. A mesma coisa acontece de fora para dentro, as amplas janelas dos módulos direcionam o olhar e explicitam os usos do edifício.

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

3 comentários em “O módulo social do Residencial Solar das Oliveiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s