Como escolher um terreno para uma casa?

Com o lançamento de dois grandes condomínios de loteamentos aqui em Santa Maria, no começo do ano, muitos investidores e clientes ficaram com a mesma dúvida: Como escolher um terreno? Quais são os critérios para usar? Existem terrenos “melhores”? 

Bom, vamos ver se te ajudamos nessa.

Existem critérios básicos para a escolha do terreno, mas todas eles sofrem influência específica de cada comprador, as suas experiências pessoais influenciam na hora da compra. Mas primeiro, você vai comprar para morar, ou comprar para investir? Isso pode influenciar muito na escolha do terreno.

Investidor

Se você é um investidor, o custo do terreno e a possível valorização dele está diretamente relacionado à sua escolha, e os fatores emocionais não são levados em conta. Assim como em outros imóveis, para garantir um bom preço de venda é necessário esperar uma escassez surgir, valorizando o terreno que você tem. Por isso, se você tem condições de comprar terrenos mais específicos, que têm critérios únicos, talvez seja a melhor opção. Porém se você não está disposto a despender muito recurso, pode escolher terrenos que sejam mais “neutros”, que tenham um tamanho médio, longe das divisas e em local mais alto. Essas costumam ser as principais preocupações dos possíveis compradores. 

Morador

Se você vai morar, vai acabar seguindo seu coração, seus valores são mais emocionais que racionais, e suas experiências pessoais vão influenciar sua escolha. Tenha elas bem definidas, isso vai ajudar. Se você pensa em uma casa térrea, o ideal são terrenos mais quadrados, e de repente perto dos “fins” de quadras, que vão garantir que tu tenha insolação e privacidade por mais tempo. Ou ainda, se você quer uma casa com vista, escolha um terreno mais alto, para que no segundo pavimento a vista seja desimpedida. 

Mas existem alguns critérios gerais, que tanto moradores e investidores devem analisar:

Posição Solar

A posição solar deve ser sempre analisada em conjunto com o entorno, se já tem edificação nos terrenos vizinhos, onde está a rua que faz frente com o terreno, e onde ficam as divisas. O ideal é ter bastante área de fachada a norte, então uma dimensão maior do terreno no sentido norte é favorável, pois permitirá que você tenha mais área de fachada com uma boa insolação. Porém se o norte for de frente para rua, por exemplo, entenda que idealmente sua casa vai ter a melhor insolação voltada para a rua, o que pode comprometer a privacidade de dormitórios, ou da casa como um todo. Se você quer um espaço com piscina, ela deverá ficar a norte ou a oeste da casa, para ter um melhor sol no verão e não ter sombra da própria casa, então leve isso em consideração também na escolha do lote!

Desnível

Aqui em Santa Maria a umidade ascendente, aquela que vem do chão para a parede, é um problema presente em várias residências. A culpa não é do desnível do terreno, mas da drenagem e impermeabilização. Mas isso acabou gerando traumas em muitas pessoas, que hoje buscam terrenos mais altos com relação aos seus vizinhos e a rua, para tentar resolver a questão da umidade. Ao mesmo tempo, terrenos mais altos dão um conforto visual melhor para quem quer ter vista, nem que seja no segundo pavimento da residência. 

Posição no condomínio

A posição do terreno em relação ao condomínio também influencia na hora da compra. Se o condomínio tem área de infra estrutura, piscina e espaços para crianças, geralmente quem tem filhos gosta de estar perto dessa área. Por outro lado, tem gente que não gosta dos possíveis ruídos que isso vai gerar (gurizada correndo, dias de festas, etc.). O acesso do condomínio também deve ser levado em conta, locais onde tem maior movimento de veículos diminuem a privacidade da parte frontal da residência. Já lotes em terrenos que fazem a divisa também não são os primeiros a saírem, pois quem busca um condomínio, as vezes vê esse espaço de divisa com insegurança. O legal é procurar saber o que pode ser construído do lado de fora do condomínio, caso já haja uma rua, ou infraestrutura urbana em geral. Veja os índices construtivos com seu arquiteto, assim pelo menos a privacidade pode estar garantida.

E terrenos urbanos?

Terrenos urbanos raramente têm muitas opções de escolha, mas você pode fazer uso dos mesmos critérios de testada, insolação, movimento da rua e análise do entorno imediato. Geralmente quem escolhe comprar na cidade, na área urbana, está mais preocupado com deslocamento e a posição no bairro, e isso vai acabar se sobrepondo aos outros critérios. 

Procure um arquiteto

Escolher um terreno é difícil e não é uma compra barata, o indicado é sempre que possível contatar seu arquiteto, ele sempre vai poder identificar suas necessidades para então tranquilizá-lo que o terreno vai ficar perfeito para sua residência. Aqui na LP arquitetos já fizemos projetos que  atenderam a diferentes necessidades, e vários dos terrenos só chegaram para nós na hora do projeto, ou seja, não auxiliamos na compra, e mesmo assim conseguimos desenvolver os projetos conforme a necessidade do cliente. 

Os projetos na LP arquitetos vão desde terrenos urbanos, até projetos em condomínios fechados. Em projetos urbanos destacam-se a Residência BM,  onde trabalhamos com mais privacidade em relação à rua e a casa mais aberta aos pátios internos, onde ocorre maior insolação e ventilação, e a Residência Rima, que tem um terreno de esquina e possui relações diferentes com cada rua, o que envolveu também a melhor insolação para a residência.

Na residência GJAB, trabalhamos com uma casa de frente para a área de lazer do condomínio, e concentramos o pátio na  parte norte da residência, permitindo um pátio com sol o ano inteiro. Ainda nesta residência, nós escolhemos que a frente da casa ficasse no maior sentido do lote, onde a vista era melhor, deixando a menor testada para garagem e acesso de serviço.

E ai, ficou com dúvidas? Não hesite em contatar a gente ou o seu arquiteto. 

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s