Qual esquadria escolher, Madeira, Alumínio ou PVC?

Não sabemos se foi a Pandemia, e a crescente necessidade de mais espaço e conexão com os espaços livres, ou se foi o mercado de lotes em condomínio fechados que cresceu em Santa Maria, mas houve uma maior procura para projeto de casas aqui no escritório ao longo do último ano. Sempre quando os clientes vão construir suas casas surgem muitas dúvidas, e sempre que tivermos um tempo vamos explorar essas dúvidas em textos, para ajudar mais pessoas a esclarecerem os mesmos questionamentos. Já fizemos um post sobre como escolher um terreno, por exemplo, e agora vamos falar sobre a definição das esquadrias, qual material usar, os benefícios e custos dessas escolhas. 

Vamos começar pelo básico. Esquadrias são todas as aberturas das casas, que incluem portas, janelas e zenitais (clarabóias), e podem ser, basicamente, de três materiais principais: Madeira, Alumínio ou PVC. A gente já trabalhou com essas três possibilidades de materiais, em diferentes projetos.

Esquadrias de Madeira

As esquadrias de madeira são um clássico. Muito difícil atingirmos o conforto visual e de toque que a madeira proporciona, algo que só elementos naturais podem propiciar. Mas exatamente por serem naturais é que temos os principais problemas, pois ficamos bastante dependentes das mão-de-obra mais artesanal, além de termos que dar mais manutenção ao longo do tempo, uma vez que o desgaste delas é diferente de materiais industrializados, e costuma se degradar mais rapidamente que estes. 

Além disso, se a madeira não for bem seca, tratada e de qualidade, o que é difícil de se certificar antes, podemos ter problemas de empenamento, folgas ou esquadrias que fiquem emperrando no trilho ou na abertura. Por isso, é necessário confiança e qualidade da empresa que está produzindo as esquadrias. Na Residência BM usamos esquadrias de madeira em todas as aberturas externas e internas. O serviço ficou bem executado, a aparência excelente, mas tivemos que pedir alguns ajustes ao longo do tempo, pois algumas portas-janelas não estavam correndo tão bem. Mas aos poucos as coisas foram se ajustando.

Esquadrias de Alumínio 

As esquadrias de alumínio se popularizaram através dos edifícios, nos quais vem sendo utilizadas há anos. Mas de uns tempos para cá começaram a aparecer bastante em residências também. A grande vantagem do alumínio é a durabilidade e o preço. Ela é a mais barata das três soluções apresentadas aqui, ainda mais levando em conta que não precisa de quase nada de manutenção futura. O alumínio vem em perfis de 6 metros de comprimento, informação relevante para a otimização do projeto de esquadrias. Geralmente o acabamento é dado a partir da aplicação de uma pintura eletrostática, que dá a cor final e garante uma durabilidade de décadas.

Esses perfis vêm de grandes empresas de alumínio, e as empresas regionais de esquadrias fazem o recorte e a montagem, em um processo manual, mas bem mais industrializado que o processo da madeira. Mas vamos aos poréns… Um dos  grandes problemas do alumínio é o conforto térmico. Como ele é um metal, ele conduz e perde calor com muita facilidade, fazendo com que ele fique quente no sol e frio sem ele. Eventualmente, nas nossas trocas loucas de temperatura (em Santa Maria e região), ele chega a condensar por dentro, resultante em umidade excedente. 

O segundo problema são as frestas. Como os fechos não são de pressão, a janela “dança” um pouco, e com essa folga o ruído externo e um vento forte podem atrapalhar o sono, a conversa, a televisão ou música. Conversando com o Telmo, da Alubra, ele explicou que a alta procura e o preço valorizado do metal valorizado, fez com que as esquadrias de alumínio subissem bruscamente de preço. Mas ao mesmo tempo está acontecendo com as linhas de alumínio o que aconteceu na Europa, elas vem melhorando seu desempenho também. Você pode ver esquadrias de alumínio brancas no Monteiro Lobato, e pretas no bau 727 e no Fernando Pessoa. 

Esquadrias de PVC

Aqui chegamos no melhor, e mais caro, produto que podemos ter em esquadrias. As esquadrias de PVC não tem nada a ver com as persianas de plástico de antigamente, as de hoje tem perfil europeu, ótima vedação e as persianas são automatizadas. Além disso, como ela tem um perfil de aço dentro do perfil de PVC, permite que as folhas sejam bem maiores que as convencionais de madeira e alumínio. Mas tudo isso tem seu preço, as esquadrias de PVC são pelo menos 40% mais caras que as de alumínio, por exemplo. Mas a informação do preço pode piorar, pois esse valor base do PVC é só no PVC branco. Se você planeja colocar esquadrias escuras, o preço sobe mais ainda, pois o pvc preto é ainda mais caro. Além da cor preta, tem empresas que fazem acabamento madeirado, onde uma lâmina de alumínio com aparência de madeira reveste o PVC. Não precisamos dizer que o preço sobe mais ainda. 

Como são de PVC, a estrutura da esquadria não aquece nem esfria, e seus sistemas de fechamento são com fechos de pressão, que dão bastante estanqueidade ao conjunto. Além disso, como é uma esquadria mais reforçada, ela pode ter mais folhas e trilhos. Enquanto o alumínio tem limite de 3 trilhos, o pvc permite 4 ou até 5 trilhos, permitindo uma abertura maior do vão. 

Em relação ao orçamento, nem tudo está perdido. Cada vez mais, no Rio Grande do Sul, se entende que a variação térmica exige esquadrias de melhor desempenho, e a encomenda de esquadrias de PVC tem aumentado, com isso o preço vem ficando mais competitivo e a tendência é ver mais esse tipo de esquadrias pelo sul do país. As esquadrias de PVC da Alubra estão tanto na Residência GJAB como no Residencial Vinicius de Moraes.

Falando em Alubra, pedi para o Telmo falar um pouco sobre as qualidade do PVC. Confira:

“Estanqueidade

Como os perfis são unidos por uma esquadria tipo monobloco e o sistema de gaxetas é, em alguns casos, elaborado com borrachas EPDM do tipo que se usa em automóveis, algumas estruturas em PVC garantem a retenção de sons. Além disso, possuem uma junção mais elegante, segura e moderna. Dependendo da modalidade de aplicação, as câmaras de ar internas favorecem a dispersão de ruídos, além de serem mais leves que os sistemas tradicionais.

Segurança

Alguns produtos, como por exemplo as portas de PVC e janelas de PVC, possuem estrutura interna em aço galvanizado, o que dificulta arrombamentos.

Beleza

Não é preciso que um isolamento deixe o local com aspecto carregado ou deselegante. Graças ao dinamismo do PVC, é possível fazer acabamentos bastante atrativos, tendo uma superfície livre de bolhas, farpas e qualquer irregularidade comum a alguns outros materiais. Além disso, um bom material em PVC não amarela com o tempo, sequer necessitando de pintura.

Durabilidade

Segundo alguns especialistas, a durabilidade é uma das características encontradas nos materiais de PVC. É possível pensar em um projeto que compreenda material de longa vida útil. Algumas esquadrias em PVC têm durabilidade de até 50 anos. Além disso, esse material é resistente a pragas como cupins e fungos, diferentemente, por exemplo, da madeira. Outro fator atrativo é que alguns possuem resistência à corrosão e à maresia.

Meio ambiente

O PVC é 100% reciclável, o que favorece a proteção do meio ambiente. Mesmo em uma demolição ou troca de estrutura, não se perde o material usado.”

As vantagens são grandes, e dependendo das suas prioridades, vale a pena.

Solução alternativa

Uma solução diferente, que aplicamos na Residência Rima, foi o uso de esquadrias em PVC e fechamentos externos(venezianas e ripados) em madeira. Assim, garantimos o conforto do PVC e o acabamento da madeira. Ainda não temos as fotos oficiais, mas já dá para ter ideia de como ficou o resultado através das fotos extra oficiais. O fornecedor aqui foi a Fell Esquadrias.  As fotos oficiais ainda não foram tiradas, mas aqui tem umas amadoras, o projeto você ve completo no Site.

Sabem que qualquer dúvida, só chamar aqui.

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s