Retrospectiva Coletânea LP – Novembro 2019

Parece ontem, se bem que faz recém um mês que lançamos a Coletânea de Novembro. Mas novembro foi especial também, tivemos nosso post comemorativo de 10 anos. Ali fizemos reflexões e contamos um pouco da trajetória do escritório. Além disso, mostramos um pouco do que foi o nosso tour criativo em Florianópolis. Na verdade foi praticamente ontem né, mas vale a pena conferir de novo.

Coletânea Novembro 2019

Post 10 anosUma empresa completar 10 anos, no Brasil, não é fácil. Em outubro, discretamente, a LP completou 10 anos de existência. Ao longo do desenvolvimento da LP arquitetos, fomos afinando nossa filosofia, nosso significado e nossa maneira de trabalhar… Conheça um pouco mais da nossa trajetória aqui.

Tour Criativo Floripa

Em outubro fizemos um tour criativo em Florianópolis. A viagem, com apoio do Sebrae, levou arquitetos de Santa Maria a vários espaços de referência em inovação, além de empresas que trabalham de maneira diferenciada, buscando mudanças na atuação, não somente no produto.

Conhece Pedra branca?

IMG_5754A “cidade”, na verdade, é um bairro localizado no município de Palhoça-SC. A história da Cidade, que era uma antiga fazenda familiar, começa a mudar nos anos 90, quando uma parceria entre os empreendedores e a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) definiu a implantação de um campus da universidade no local. Assim, surgiram as primeiras ocupações e os primeiros usos. No entanto, os empreendedores não queriam somente ocupar a área com edificações, queriam transformar o espaço em um modelo, um exemplo de ocupação urbana qualificada. Veja o restante da análise aqui no blog.

CasaCor Floripa

IMG_6155

Mais uma CasaCor para o nosso portfólio de visitas. Como fomos à Floripa no mês de outubro, nada mais justo que visitar a CasaCor SC, que estava ocorrendo na capital catarinense. Neste ano, a mostra estava sediada no Cidade Milano, um empreendimento que propicia o uso misto do solo, congregando espaço de lazer, negócios e convivência no centro da cidade. Vale a pena conhecer mais o empreendimento! Logo no acesso a amostra já surpreende… veja mais sobre a mostra (com fotos) aqui!

Visitas Técnicas

Além da Cidade Pedra Branca e da CasaCor, a turma toda do Tour Criativo fez uma série de visitas técnicas em Florianópolis. O tema era inovação e ativação comercial, e assim conhecemos uma série de espaços, incubadoras ou empresas que estão inovando em serviços ou ainda possuem o comercial como parte importante da sua empresa.

ACATE

faixa04A Associação Catarinese de Tecnologia possui mais de uma sede, mas fomos para o principal ponto dela, a ACATE Primavera. Localizada nas proximidades do Parque de Inovação onde fica o CELTA, o espaço era um ginásio ocupado por antigas quadras de paddle e tênis, até o proprietário transformar o mesmo em um centro comercial que visa à inovação. O ginásio ganhou salas e lojas, na sua maioria voltadas para um pátio interno, que pode ser utilizado para eventos ou integração entre as empresas localizadas na ACATE. Além disso, possui um centro comercial em anexo, com bares, restaurantes e lojas, uma espécie de mall aberto, que dá apoio e traz movimento aos visitantes. Vale a pena conhecer o Passeio Primavera, e de quebra conviver um pouco mais com o espaço e as empresas ali localizadas.

 

Celta

faixa03O Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA) é uma das primeiras incubadoras do País. Foi criado em 1986, e desde então vem desenvolvendo um espaço que apoia iniciativas inovadoras, buscando aproveitar os talentos gerados, primeiramente pela UFSC, e hoje por todas as instituições de ensino do Estado de SC. Na incubação você não ganha somente um espaço físico, a ideia é ganhar mentoria, participar de eventos, trocar ideias com outras empresas incubadas. Enfim, preparar a empresa para afinar seu produto, sua estrutura, para se “graduar” e ir ao mercado. A carteira de empresas graduadas é impressionante, e hoje muitas delas tem atuação nacional e internacional, valendo algumas dezenas de milhões.

Exact Sales

Um pouco mais nova que a RD, a Exact tem como carro chefe vendas de uma maneira um pouco mais agressiva. A empresa não para de crescer e receber aporte de investimentos. A ferramenta que auxilia na venda b2b busca estruturar o departamento comercial. Lá conversamos com o fundador, Theo Orosco, que soube nos contar como foi sua carreira e nos dar dicas de administração e gestão.

Resultados Digitais

RD dispensa apresentações. É umas das empresas que mais cresce no Brasil, e seu evento anual atrai multidões para a ilha de Florianópolis. Graduada do Celta, hoje ela emprega mais de 500 colaboradores. Sua atuação tem mudado o mercado de marketing no Brasil e fora dele. Vale a pena conhecer mais sobre a empresa, as ferramentas e o RD Summit, que ocorre sempre no mês de novembro.

Fábrica Coworking Bar + Traços

faixa07Inovação não é só tecnologia, inovação também está na maneira de interagir com os clientes ou parceiros, é método também. Um desses métodos, ou melhor, movimento, é o Pint of Science que busca levar conhecimento e debates para mesas de bar, expandindo o limite da academia. Dentro dessa temática, nosso grupo marcou uma conversa com o arquiteto Giovani, integrante do Movimento Traços Urbanos no espaço Fábrica Coworking, um coworking que possui um bar no térreo. Assim, tomamos conta de um pedaço do bar e ali discutimos o movimento e confraternizamos entre colegas. Vale a pena conhecer esse coletivo que busca ações voluntárias e projetos para melhorar a cidade e a vida das pessoas.

 

Dê o play

faixa08Costumamos não ficar só na música por aqui. Na sala 54 estamos sempre discutindo séries, reportagens e outros temas. Dentro dessa ideia, abrimos o espaço para o pessoal da equipe colocar uma dica de filme/série que assistiram no último mês e que acham valer a pena compartilhar.

Guilherme – Final Space

Renata Fraga – This is Us

Anne Lyse – Amor Moderno

Miriane – Coringa

spotify

Playlist

Seguindo a linha de aniversário, pensando na colaboração de quem acompanha, criamos uma playlist aberta, para você colocar músicas que quer que a gente conheça.

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s