Conhece Pedra Branca?

Antes do Tour Criativo de Florianópolis, fizemos uma parada em palhoça.

Conhece a Cidade Pedra Branca?

A “cidade”, na verdade, é um bairro localizado no município de Palhoça-SC. A história da Cidade, que era uma antiga fazenda familiar, começa a mudar nos anos 90, quando uma parceria entre os empreendedores e a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) definiu a implantação de um campus da universidade no local. Assim surgiram as primeiras ocupações e os primeiros usos. No entanto os empreendedores não queriam somente ocupar a área com edificações, queriam transformar o espaço em um modelo, um exemplo de ocupação urbana qualificada. Assim, buscaram conceitos contemporâneos para formações urbanas, e encontraram no Novo Urbanismo e no Urbanismo Sustentável os alicerces para o desenvolvimento do projeto. 

Os princípios do Novo Urbanismo constituem combater o espalhamento urbano; valorizar a acessibilidade a transportes coletivos; favorecer a superposição de uso do solo como forma de reduzir percursos e criar comunidades compactas; estimular o processo de participação comunitária, e retomar os conceitos do urbanismo tradicional, relativos ao arranjo das quadras e da arquitetura.

Assim, surge um espaço onde a cidade é caminhável, agradável e “misturada”. Uma cidade onde, em um espaço relativamente compacto, o usuário pode morar, estudar, trabalhar e se divertir. A Cidade Pedra Branca possui uma praça central, edifícios com lojas no térreo, largas calçadas e espaços que priorizam o trânsito do pedestre, como faixas elevadas, ou mesmo uma via toda peatonal. As garagens são só no subsolo, e alguns edifícios possuem “apartamentos jardins”, como se fosse uma casa de dois pavimentos na base do prédio. O conceito é trazer movimento e vida para a calçada e para a rua como um todo.

Cidade Inteligente

Buscando os conceitos de sustentabilidade e smart cities, a Cidade Pedra Branca tem traçado metas para se tornar uma Cidade Inteligente. O conceito de cidade inteligente é dinâmico e hoje pode ser entendido, segundo o BID por:

“Uma cidade Inteligente é aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento, incorpora tecnologias da informação e comunicação na gestão urbana e utiliza esses elementos como ferramentas que estimulam a formação de um governo eficiente, que engloba o planejamento colaborativo e a participação cidadã. Smart Cities favorecem o desenvolvimento integrado e sustentável, tornando-se mais inovadoras, competitivas, atrativas e resiliente, melhorando vidas.”

IMG_5754
Masterplan de Pedra Branca

Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que vamos usar de dados e inteligência para ajustar e adaptar a cidade. Vamos poder fazer mapas de fluxo de pessoas, carro e transporte coletivo, e usar esses dados para ver os melhores pontos de travessia de pedestres, as vitrines mais valorizadas, espaços de estacionamento em tempo real ou fluxos e horários melhores para a linha de ônibus cruzar no bairro e no centro. Vamos poder verificar e gerenciar o abastecimento de água e energia de maneira mais eficiente, pensando na cidade como um grande condomínio e utilizando dados em tempo real para tomar decisões melhores. Se quiser se aprofundar no assunto, na internet tem vários conteúdos disponíveis sobre esse tema, como esse, que explica um pouco o que é ou este outro, do Canal futura, que vai a Nova York conversar sobre o tema.

De qualquer forma, a Cidade Pedra Branca traçou um planejamento para ser considerada uma cidade inteligente. Hoje, ela está no patamar de Cidade Criativa, uma classificação similar, mas que, com a organização, planejamento e investimento vistos por lá, logo o dia da Cidade Inteligente vai chegar!

Conheça mais – https://www.cidadepedrabranca.com.br/

Aqui mais sobre Cidades inteligentes 

 

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

2 comentários em “Conhece Pedra Branca?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s