Retrospectiva Coletânea LP – Outubro 2019

Em outubro apresentamos no nosso site e no blog três projetos de interiores (personalização de apartamentos). Você pode conferir o BEFRA, o BITHA e o FLCM por completo no site ou ainda conferir no blog o texto que falamos sobre o processo de projeto e o resultado final destes apartamentos. O mais legal é que todos são no Residencial Vinicius de Moraes, e fica nítido como o apartamento pode ser modificado para atender as necessidades especiais de cada morador. Além disso, a arquiteta Anne Lyse conheceu a fábrica de móveis Gottems, e o Arquiteto Guilherme contou sua experiência visitando duas residências icônicas de arquitetos modernistas em São Paulo.

Coletânea Outubro 2019

Personalizando apartamentos: Projetos para o Vinicius de Moraes

faixa01

Já falamos muito sobre personalização de apartamentos, afinal essa é uma das nossas especialidades. Mas em resumo, personalizar um apartamento é adequar o apartamento às necessidades e desejos dos futuros moradores. Talvez o melhor comparativo seria com um alfaiate, que ajusta ou redesenha a roupa para ficar exata no usuário. Assim, buscamos ajustar o apartamento para melhor “vestir” os futuros ocupantes. Este mês colocamos no nosso site três projetos de apartamentos similares no Residencial Vinicius de Moraes. São três apartamentos que tem um planta idêntica, em pavimentos diferentes, mas que acabam tendo resultados finais bem diferentes, em função das especificidades dos futuros moradores. Confira mais aqui.

 

Como a iluminação afeta o seu humor

faixa02Nos projetos de arquitetos, é comum especificarmos iluminação com especificação da quantidade de kelvin, o que muitas vezes passa despercebido pelo cliente. Kelvin é a temperatura de cor, é o que indica se a luz é branca ou amarela. Neste mês, o portal de arquitetura Archdaily publicou um excelente texto que explica como a iluminação afeta nosso humor, nossa produtividade, nossa atenção, enfim, como ela afeta nossa vida toda. Vale a pena conferir o texto por completo.Conheça aqui um pouco mais sobre luz, ciclo circadiano e também o porquê das nossas especificações.

Visita a Gottens

faixa03É visita que não acaba mais! Nesse setembro a arquiteta Anne teve a oportunidade de visitar, a convite da Abitare Interiores, a fábrica de Gottems. A fábrica, localizada no interior do município de Venâncio Aires, é uma empresa familiar, possui mais de 10 mil m² e busca aliar design e sustentabilidade nos seus produtos. Além de uma linha própria de produtos, desenhados “na casa” mesmo, eles desenvolveram linhas em parceria com designers de renome, criando produtos diferenciados. A “especialidade” da fábrica, ou pelo menos a maior linha de produtos deles, envolve jantar, desde cadeiras, até mesas, buffets e aparadores. Confira a matéria completa e com  muitas fotos aqui.

Escala de residências: Warchavchik e Artigas

Em julho, o arquiteto Guilherme teve a oportunidade de mais uma vez ir a São Paulo, e no roteiro desta viagem estavam duas casas icônicas da arquitetura paulista e brasileira. Uma delas era a “primeira casa modernista”, de Gregori Warchavchik, e a outra era a segunda casa do arquiteto, de Vilanova Artigas. As duas foram recentemente abertas à visitação e, após visitar as duas, no mesmo dia, o Guilherme elaborou uma comparação com relação à escala das mesmas. Confira mais sobre essas duas icônicas residências aqui no blog.

De o play

faixa05Costumamos não ficar só na música por aqui. Na sala 54 estamos sempre discutindo séries, reportagens e outros temas. Dentro dessa ideia, abrimos o espaço para o pessoal da equipe colocar uma dica de filme/série que assistiram no mês de setembro e que acham que vale a pena compartilhar.

 

Anne Lyse – Mindhunter

Renata Fraga – Olhos que Condenam

Toda equipe LP –  Chernobyl

 

rockPlaylist – história do Rock

Seguindo a linha da revista Dossiê da Super, que fala sobre a história do rock, esse mês o Arqº Guilherme resolveu compilar a história do rock em uma playlist, confira ela, mas não esqueça de desativar o shuffle.

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s