Visita CasaCor SC

Tour criativo 

Em outubro fizemos um tour criativo em Florianópolis. A viagem, com apoio do Sebrae, levou arquitetos de Santa Maria a vários espaços referência em inovação, além de empresas que trabalham de maneira diferente, buscando mudanças na atuação, não somente no produto.

CasaCor Floripa

Mais uma Casacor para o nosso portfólio de visitas. Como fomos à Floripa no mês de outubro, nada mais justo que visitar a CasaCor SC, que estava ocorrendo na capital catarinense. Neste ano, a mostra estava sediada no Cidade Milano, um empreendimento que propicia o uso misto do solo, congregando espaço de lazer, negócios e convivência, no centro da cidade. Vale a pena conhecer mais o empreendimento! Logo no acesso a amostra já surpreende. Após a catraca acessamos uma espécie de mini-mall, uma galeria, onde já se encontram um café, uma hamburgueria, uma cervejaria, entre outros estabelecimentos de gastronomia. O mais interessante é que o espaço está pronto para seu uso futuro, o Cidade Milano conta com o Pátio Milano, que é a galeria comercial do espaço, a qual continuará abrigando estabelecimentos de comida mesmo após o término da Mostra. Isso já demonstra um uso racional do espaço.

A mostra não é muito grande, facilitando a visitação, mas isso não quer dizer menos qualidade. Profissionais renomados de Floripa e do restante de Santa Catarina estão presentes. Sobre os destaques da Mostra, a presença do Tensoflex mais uma vez marcou alguns dos espaços, produzindo ótimos efeitos visuais. As cores estão definitivamente de volta, seja nos revestimentos ou em mobiliário, mas sem muitos exageros. A tendência é de cores quentes, como amarelo, laranja, salmão e vermelho. Porém isso não significa que o azul tenha ficado de fora, na realidade ele estava acompanhado destes tons quentes.

 

Destaque especial – Residência Hercilio Luz

Dentro do complexo Pátio Milano, está a casa Hercílio Luz, residência do ex-governador de Santa Catarina. A residência, construída no final do século 19, é uma casa com dois pavimentos, um porão alto, planta retangular e varandas em quase todo o seu contorno. A restauração foi completa, e a casa será utilizada para eventos após a Mostra, possuindo acesso exclusivo pela rua. A casa está com parte do mobiliário original e possui janelas de inspeções que mostram a técnica construtiva e o tipo de revestimento usado na época. Além disso, um projeto de áudio foi feito, com o qual quem visita a casa pode escutar, através do spotify, explicações sobre a história e a técnica construtiva da residência, fazendo um visita guiada, peça por peça. O único ponto de intervenção com arquitetura contemporânea é o porão, que virou um bar.

Se tiver tempo na ilha, vale a pena conferir o espaço.

 

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Um comentário em “Visita CasaCor SC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s