Quantas vezes, em visita a outras cidades, notamos que existe um visual agradável, limpo, algo que nos passa leveza, mas não conseguimos identificar muito bem o motivo dessa sensação, até que percebemos que os anúncios das lojas são menores, limitados ou até padronizados. Quando digo padronizados, não imaginem todos iguais, com a mesma fonte e cor, mas com regras que limitam o tamanho e a posição do letreiro do estabelecimento.
A conclusão é óbvia, “bah, lá em Santa Maria podia ser assim!”. Pois bem, aqui em Santa Maria já vigora, desde 2015, o Decreto Executivo 118/15, conhecido como Anuncie Legal. Esse tipo de legislação foi muito debatida no Brasil quando o município de São Paulo implementou a sua legislação sobre o assunto, a lei intitulada “Cidade Limpa”, que entrou em vigor em 2007 e acabou por ser um marco na cidade e no país.
Aqui em Santa Maria, apesar de estar em vigor desde 2015, a legislação não é praticada pelos estabelecimentos. Como não existe uma fiscalização muito forte nesse aspecto, e com receio de penalizar empresários, esse tipo de notificação acaba não acontecendo. Porém, ainda assim é possível ver parcialmente o resultado da lei aplicada em algumas edificações novas, que necessitam da aprovação na prefeitura, e em edificações onde algumas empresas escolheram se adaptar. A diferença visual é, muitas vezes, gritante, ainda mais se comparada às edificações ao lado que não se adaptaram à legislação!



A legislação de Santa Maria não fixa lugar específico de placa, porém dá opções de acordo com o tamanho da sua fachada. É um coeficiente que é multiplicado pela área de sua fachada, portanto quanto maior a sua testada, maior poderá ser o seu anúncio. Veja aqui abaixo alguns exemplos ilustrados da própria legislação.
Exemplo de desenho de proporção no Anuncie Legal. Exemplo de desenho de proporção no Anuncie Legal. Tabela resumo de proporções no Anuncie Legal.
Um dos pontos interessantes na legislação é que os anúncios na zona 2, zona do centro histórico da cidade, deverão ser um pouco menor, entendendo que se trata de uma região de maior densidade de lojas e de edificações históricas. Novamente, podemos ver aqui na Acampamento um exemplo de como poderia ser e um de como é a situação atualmente.
Lojas Americanas em comparação à edificação vizinha Lojas Americanas em comparação às edificações vizinhas Lojas Americanas “cercada”, mostrando como poderia ser.
Construir uma cidade melhor vai depender muito da iniciativa privada, com parceria e apoio da municipalidade. Em tempos de pandemia, onde o Município terá ainda mais gastos do que o normal, e onde o foco estará voltado provavelmente para a saúde e educação, vamos precisar de conscientização e de iniciativas próprias para mudar um pouco essa realidade da paisagem urbana e dos anúncios.
Além disso, nem sempre um anúncio grande joga a favor do estabelecimento. Às vezes um anúncio menor e elegante se destaca mais em meio aos coloridos letreiros comumente encontrados. Se você é lojista ou tem dúvidas sobre a legislação, consulte um arquiteto ou então acesse o site do Instituto de Planejamento de Santa Maria e verifique a lei do Anuncie Legal, ela é bem explicativa e elucidativa.
2 comentários em “Você conhece o Anuncie Legal?”