Diferença entre mármore, granito e quartzo.

Este é um conteúdo mais técnico mas que sempre gera dúvidas nos clientes: afinal o que é mármore, o que é granito e o que é silestone? Tem como identificar cada um?  

Os três são bem diferentes, desde sua formação até a sua aparência e resistência, e aqui vamos tentar explicar um pouco deste assunto.

Mármores

Mármores são rochas metamórficas que tem como principal elemento base o calcário, exposto a alta temperatura e pressão do interior da terra. Sua principal característica visual é que no geral possuem uma cor mais uniforme, mas com veios marcados e alongados, como um desenho mais abstrato. O principal ponto a ser considerado para uso na arquitetura é que o mármore é mais poroso, e por isso absorve mais a sujeira, e costuma manchar, o que limita seu uso a espaços decorativos ou onde não entrará em contato com muita sujeira ou gordura. Talvez um dos mármores mais conhecidos seja o Carrara, utilizado na decoração, pisos e em cubas de banheiros.

Lembrando que você pode ver no nosso site os projetos completos dos apartamento MB, o apartamento Cine e o Apartamento Veza.

Granitos

Os granitos são rochas ígneas, que tem como principais materiais na sua composição o Quartzo, a Mica e o Feldspato. O quartzo é um dos elementos que confere dureza à rocha. Dessa forma, o granito possui uma porosidade bem baixa, com uma resistência muito maior a manchas do que o mármore, por exemplo. A característica visual que diferencia o granito do mármore é que o granito tem uma superfície com pigmentação mais pontual, ou seja, a diferença de cor aparece mais em pontos e menos em manchas, como no mármore. Os granitos mais comuns são os acinzentados, mas os mais usados em arquitetura de interiores são os pretos, como o São Gabriel e o Verde Ubatuba, e marrons, como o Marrom Absoluto. Mas existem também os tons claros, como o Branco Itaúnas e o Branco Ceará, que resistem menos a manchas, e por isso são mais indicados para banheiros, por exemplo, do que para cozinhas ou churrasqueiras. 

Lembrando que você pode ver no nosso site os projetos completos da Residência GJAB e do Apartamento Bruri.

Quartzo

Muitas vezes conhecido como Silestone (nome de uma das primeiras marcas a produzir esse tipo de pedra), o Quartzo é um mineral produzido sinteticamente com cristais que se assemelham ao vidro. Isso garante um controle de cor e veios, por isso conseguimos ver bancadas todas em uma cor só, como amarelo ou vermelho. O quartzo costuma ser o material mais caro, mas é o mais resistente também, por isso é indicado para todas as áreas, incluindo cozinhas e até churrasqueiras.

Lembrando que você pode ver no nosso site os projetos completos da apartamento MB, o apartamento Guima e o Apartamento Eco

Mas onde usar cada um?

O mármore é mais ornamental, podendo ser usado principalmente em bancadas de banheiros e outros áreas sem contato com gordura, como aparadores e elementos decorativos. 

Já o granito, por ser mais resistente, tem um uso mais generalizado, sendo utilizado inclusive em fachadas de edificações. Sim, essas fachadas com pedra são sempre granitos, pois o mármore iria manchar e ficaria poroso com a chuva. Para as áreas de cozinha e churrasqueira, o ideal é usar tons escuros, pois mesmo sendo granito, os tons claros podem manchar com gordura ou produtos de limpeza. 

Mas e se eu quiser uma bancada branca na cozinha? Bom, aí a opção mais segura que você tem é o Quartzo, somente o quartzo vai lhe dar a garantia de durabilidade e menor probabilidade de manchar. Por ser composto quase que 100 % por quartzo, ele é como um vidro, é mais fácil de limpar e resistente a manchas. O preço é elevado, mas com ele você pode ter uma tonalidade única, seja em branco, cinza, vermelho, amarelo, azul, etc..

Aqui no canal da Doma Arquitetura tem um vídeo teste, para quem ainda acredita que pedras brancas não são viáveis.  Confira.

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s