Como fazer um closet ou organizar o dormitório?

Um closet pode ser um sonho de consumo de muita gente, mas com apartamentos com áreas cada vez mais reduzidas, as vezes o tão sonhado closet não acontece… Mas mesmo sem ter uma peça especificamente construída para esta especificidade, você ainda pode ter um closet dentro do seu dormitório, e aqui tem uma dica de como organizar esse ambiente. 

Se você ainda não construiu, ou ainda não comprou seu apartamento, prefira apartamentos que tenham as peças dos dormitórios mais alongadas, um ambiente alongado pode ser setorizado, abrigando os diversos usos do dormitório. Dormitórios quadrados são piores de distribuir armários e setorizar o espaço. O ideal é a menor distância ser cerca de 3 metros de largura, mas com até 2,60m já cabe uma cama e um painel de tv na frente, e se o comprimento for de pelo menos uns 4,50m já é possível setorizar e configurar um closet. Aqui no nosso site temos exemplos de dormitórios alongados que onde tivemos bons resultados. É o caso do apartamento Bitha e do apartamento Befra.

Os dormitórios possem 2,80 metros de largura e mais de 5,00 m de comprimento. Com essa medida, propusemos colocar a cama o mais próximo possível da janela, criando um ambiente de dormir, enquanto no lado oposto ficou um espaço exclusivamente de vestir. O ideal é que a área de vestir esteja próxima ao banheiro da suíte, uma vez que o fluxo mais normal é sair do banho e se vestir. Estando essas áreas conectadas entre si, sem a necessidade de circular pelo espaço de dormir, além de ficar mais fácil o fluxo, um morador não atrapalha o sono do outro se estiverem acordando e se ajeitando em horários diferentes.

Com relação aos armários, se precisa otimizar o espaço, o melhor é separar as áreas de cabides e de prateleiras, pois deixar as duas com uma mesma profundidade pode ser perda de espaço, pois armários apenas com prateleiras podem ser resolvidos com 45 cm de profundidade, por exemplo, enquanto cabideiros precisam de pelo menos 60 cm de profundidade para acomodar adequadamente as roupas. Isso também ajuda a organizar um armário inteiro com dois níveis de cabideiros, e um outro com prateleiras, ou prateleiras e gavetas. É possível aproveitar essa diferença de profundidade para situar os dois em paredes diferentes, deixando o mais estreito no comprimento que temos mais restrições no ambiente, otimizando a área do espaço como um todo. Veja como exemplo a suíte do Apartamento AMAF. 

Um outro conselho que damos é que as gavetas, na medida do possível, fiquem fora do armário, gavetas dentro do armário implica em abrir as portas para abrir elas, isso não permite a otimização da área, além de criar duas aberturas para acessar um espaço. Outro detalhe importante é: não se enganem com portas de correr! Apesar de parecerem a solução de muitos problemas, elas precisam de trilhos, o que engrossa a profundidade do armário, além de não permitirem a visão total do armário, dificultando a organização e o uso simultâneo entre duas pessoas. Se tiver pouco espaço, prefira portas mais estreitas do que as de correr, mas caso haja pouco espaço de circulação, elas podem ser uma opção.

Lembre sempre que um projetista, um arquiteto, pode otimizar seu espaço e melhorar a sua vida em casa, não é custo e sim investimento.

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s