A Normatização dentro do Ringo Arquitetura

Ao ingressar na faculdade você conhece uma entidade que nunca mais vai sair do teu lado, ainda mais em faculdades como engenharia e arquitetura, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A ABNT, segundo sua pagina institucional é “… o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais.”. Mas o que importa na prática é que dela saem as famosas NBRs (Normas Brasileiras).

Dentro da faculdade de arquitetura somos apresentados a inúmeras NBRs, e quando saímos da faculdade para o mundo profissional, devemos obrigatoriamente conhecer e seguir as mesmas. Não vejo essa obrigação como algo ruim, pois muitas vezes elas são os balizadores de segurança, qualidade e padronização. Existem normas para cada assunto específico, por exemplo: NBR 9077 – Saídas de emergências de edifícios, NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, NBR 6492 – Representação de projetos de arquitetura, e outras tantas. E essas são só algumas delas! Você não precisa saber todas, mas precisa ter uma noção de quais são e de que existem, e  saber onde pesquisar quando for projetar, e como aplicá-las. E é aí que o Ringo Arquitetura pode te dar uma ajuda!

Ringo arquitetura e NBRs

Já falei sobre o Ringo Arquitetura em um outro post, mas em resumo, o Ringo Arquitetura é um conjunto de programações que personaliza o autocad para o uso na arquitetura e engenharia civil. O aplicativo desenvolvido pela LPtd possui inúmeros blocos dinâmicos desenvolvidos pela equipe, principalmente pelo Gustavo Bernardi, os quais possuem mais funções que somente agilizar o desenho. Uma função que fica implícita nos blocos é a padronagem, que atende às famosas normas brasileiras. Dessa maneira você não precisa pesquisar como é o espaço para a bacia sanitária para PCD, ela já vem pronta e editável, porém sem poder diminuir para uma dimensão menor que a mínima exigida na NBR 9050. O mesmo acontece na Vaga para PCD.

Gif - PCDOutros blocos vem com a mesma facilidade, mas o aplicativo procura ir além. Se você usar os estilos de textos e cotas, por exemplo, nas escalas que ele oferece, você estará desenhando dentro das Normas de desenho técnico, não precisando se preocupar. O Ringo Arquitetura possui símbolo normatizado de corte, norte geográfico, subida de rampas e outros, tudo ao alcance de um botão. Mas não é só com NBRs, o Ringo te auxilia também no básico de ergonomia, legislação urbana e execução de obras.

GIF - vaga

Ringo arquitetura, a legislação e a ergonomia.

O Ringo ainda trabalha com necessidades da LP arquitetos e outros escritórios do estado, sendo assim, as vagas de garagem, por exemplo atendem à legislação urbana, não podendo ser diminuída além do mínimo (hoje 4,60 m x 2,30 m), porém podem ser estendidas, chegando a dimensões maiores. Quanto à ergonomia, o Ringo Arquitetura já te dá opções de sofás, cadeiras e de espaçamento que elas precisam, diminuindo sua pesquisa no Neufert.

GIF - Symbol

Dá uma olhada nas nossas cadeiras, com modelos e alturas certinhas:

https://www.instagram.com/p/BTKmBJ_lmW-/?taken-at=23791252

E isso é só um pedaço do #ringoarquitetura

Conheça mais do Ringo:

Nosso canal do Youtube

Nosso Instagram 

Nosso Facebook

Veja todos nossos produtos-  www.lptd.com.br

Entre em contato – contato@lptd.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: