Preparação para o inverno – Piso Aquecido

Talvez o mais difícil no inverno é levantar de manhã cedo, sair das cobertas quentinhas e  ir para o banheiro, que está com o piso gelado. Para resolver esse tipo de problema, empresas têm oferecido, já há alguns anos, um sistema de aquecimento elétrico para o piso. A ideia é simples, abaixo do porcelanato do banheiro é colocado um conjunto de resistências elétricas, que ao serem ligadas aquecem o contrapiso e o piso do banheiro. 

Como o piso fica mais quente que o ar, o calor irradia dele e ele acaba aquecendo toda a peça, além, é claro, de ajudar a secar o espaço. Tudo isso controlado por um termostato na parede do banheiro, ou ainda, com opções de controle pelo seu celular.  Imagina se , junto com aquela soneca clássica do celular, você já pudesse ir aquecendo o banheiro? Quando você chegar lá, o ambiente vai estar melhor que as cobertas, e você irá se levantar sem arrependimento!

Mas nem tudo é perfeito. O principal problema desse tipo de aquecimento é a conta de energia. Como são resistências elétricas no piso, a conta pode subir bastante, ou ainda, como já vimos acontecer, o cliente deixar de usar ou usar pouco com medo da conta da RGE. Outro problema é que, caso o sistema não tenha sido pensado junto com o projeto original, você precisa retirar todo seu piso para poder instalar a serpentina, e se um dia der problema, o que de fato é difícil de acontecer, você precisa quebrar o piso para fazer a troca ou manutenção. 

A dica que fica é: se você está construindo e pensa no conforto, acho que vale a pena investir no aquecimento de piso, pois o custo de implementação não é alto. Aproveite e solicite sistemas que tenham timer, e que sejam por “quadrantes”, pois se um dos trechos estragar, você só troca um pedaço do piso, não necessitando remover todo ele.

Avatar de Desconhecido

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Um comentário em “Preparação para o inverno – Piso Aquecido

Deixe um comentário