Visita à Residência Olivo Gomes

Ainda no interior de São Paulo, o Arquiteto Guilherme aproveitou a estadia em São José dos Campos e visitou o Parque da Cidade, onde fica a Residência Olivo Gomes, do arquiteto Rino Levi.  A experiência é fantástica, não só pela residência, mas também pelo Parque da qual ela faz parte, que é amplo e cheio de atrativos. O Parque da Cidade é a área correspondente à antiga fazenda de tecelagem Paraíba, e além da residência, ele possui um eixo monumental com palmeiras imperiais enormes, quadras poliesportivas, gramados e lagos, onde moram capivaras, que circulam entre os usuários do parque.

A residência é uma aula de arquitetura. Aproveitando um desnível do terreno, a edificação é discreta no acesso, com poucas abertura e aparência de somente um pavimento, porém, ao visualizarmos a outra fachada, percebemos que ela se abre para o pátio e para a vista panorâmica, contemplada por todos os quartos e pela área social. A residência é resolvida praticamente em dois blocos, interligados pelo volume de acesso e circulação. O bloco maior é longitudinal em relação ao acesso, e concentra oito dormitórios e os banheiros, enquanto o outro bloco possui a área social e de serviço, e é perpendicular ao volume dos dormitórios. 

O projeto todo tira proveito da paisagem e se molda a ela, com esquadrias que dão 100% de abertura, através de um sistema de contrapeso. Além disso, uma ampla varanda cria um espaço de estar perfeito para contemplar a paisagem. Para finalizar, o entorno da residência recebeu paisagismo de Roberto Burle Marx, que consegue compor um cenário perfeito para edificação, e ao mesmo tempo fazer a transição dela para o campo e a natureza. 

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s