Visite o Farol Santander

 

Aproveitando a visita a São Paulo para o Construtech 2020, o Arquiteto Guilherme visitou o Farol Santander. O antigo prédio do Banespa (Edifício Altino Arantes) é um ícone na história e no panorama urbano de São Paulo. Ele foi construído entre 1939 e 1947 e foi, por mais de uma década, o edifício mais alto de São Paulo e da América Latina. O edifício tem inspiração na arquitetura Art Deco do Edifício Empire State Building, possui 161 metros de altura e 35 pavimentos. Do topo do prédio dá para ter uma visão ampla de São Paulo.

O complexo todo hoje pertence ao Santander, que adquiriu o Banespa em 2001. O edifício foi transformado em um espaço histórico e cultural, onde os pavimentos são destinados a galerias de artes, com exposições temporárias. Além disso, os últimos pavimentos são destinados a um café, um restaurante e um espaço gourmet que pode ser reservados para eventos privados.

Os primeiros pavimentos são dedicados à memória do banco, além do amplo hall com pé direito triplo e toda sua ornamentação art deco, o terceiro e o segundo pavimento possuem áreas que preservam mobiliário e arranjo original da sua inauguração, onda a madeira toma conta, tanto nas paredes como no mobiliário. Além disso, dá para ver com era o funcionamento do banco, com caixa, tesoureiro, atendimento e até sala de reunião da diretoria. 

Umas das exposições que chamou a atenção na visita foi “Tarsila para crianças”, onde obras e objetos inspirados na obra da artista brasileira estavam dispostos para a interação das crianças. Umas das interações consistia em colorir um personagem da Tarsila, e depois ele era digitalizado e aparecia em um painel interativo com os desenhos dos outros visitantes. 

Vale a pena acompanhar as exposições e fazer uma visita ao Farol Santander quando estiver em São Paulo. 

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s