Retrospectiva Coletânea LP – Maio 2019

Nesta coletânea mostramos um pouco das nossas visitas técnicas em São Paulo, além o que aconteceu na Exporevestir 2019.

Visita em São Paulo
+ Expo Revestir

Todo fim de Março ocorre a Expo Revestir, ela é o maior evento de soluções em acabamentos da América Latina. E, é claro que não poderíamos deixar de visitá-la. Aproveitamos a ida a São Paulo e passamos em alguns pontos junto com o grupo de Economia Criativa do Sebrae de Santa Maria. Aqui vão alguns destaques observados pela nossa equipe no tour.

Deca na cozinha

Deca veio para a Expo Revestir com várias novidades, mas a principal delas foi a linha de cubas para a cozinha. A linha inclui cubas com design arrojado e alto padrão de acabamento, incluindo um conjunto de cuba e torneira, no qual ambas podem ser recolhidas e tampadas, transformando todo a área da cuba em bancada. Essa tipo de produto está em alta, tendo em vista as mudanças que ocorrem nas novas moradas e famílias, onde a cozinha está cada vez mais integrada à sala e ganha equipamentos e mobiliário de destaque, se transformando em ponto de convergência dos moradores e visitas. A Tramontina que se cuide!

Docol investindo no design

A Docol, outra gigante dos metais, resolveu investir em nomes de peso no design. Convidou arquitetos e designers renomados para fazer torneiras, misturadores, registros e chuveiros com diferentes funções e formas. Entre os principais nomes estão os arquitetos Angelo Bucci, Gui Mattos e o escritório Tryptique. Outro destaque é a linha Conexões Espontâneas, assinada pelo Estúdio Campana, onde a torneira parece um caminho, uma escultura esguia, que pode funcionar até como suporte de toalha.

Cores e formas nos revestimentos

Os revestimentos definitivamente não passaram em branco nesta feira. A maior parte dos fornecedores estão com linhas que contemplam peças de menores dimensões e variadas formas e cores. Um exemplo é a linha Joy MZ da Portinari, que foi desenhada pela arquiteta Marília Zimmermann, e traz um mix de cores em um formato de losango, que pode ser montado de diversas formas. A Eliane lançou a Coleção Liberdade Criativa, na qual cores, texturas e formas diferentes são apresentadas, sendo um dos destaques o Patch Brasília Solar, que traz uma releitura de azulejos mais antigos, com cores repaginadas.

Visitas Técnicas

Além da visita à Expo Revestir, o nosso tour em São Paulo passou por visitas a escritórios de arquitetura. Tivemos a oportunidade de conhecer dois grandes nomes da arquitetura contemporânea, o Superlimão Studio e o Triptyque. Nestes escritórios fomos recepcionados por arquitetos e representantes, e trocamos ideias sobre funcionamento, trajetória profissional, projetos específicos e equipes. A própria sede dos escritórios já impressionava, seja pela quantidade de profissionais, seja pelo ambiente despojado do Superlimão e corporativo do Triptyque.

Experiência de mobilidade

“Os arquitetos Anne Lyse e Guilherme aproveitaram para testar uma solução de mobilidade que vem crescendo nas grandes cidades, os patinetes elétricos alugados por aplicativo. A velocidade chega a 20 km por hora, e o uso nas ciclovias traz conforto e agilidade. É muito bom! É preciso ter cuidado e um pouco de equilíbrio, além de uma malha de ciclovia, pois não é fácil usar junto com os carros ou nas calçadas. O ponto é que, definitivamente, é muito divertido!”

Experiências Gastronômicas

Não é só de visitas técnicas que se “enche a barriga”. Aproveitando a visita ao Superlimão Studio, fizemos duas refeições em estabelecimentos projetados por eles, a Padaria e Restaurante Basilicata e a Pizzaria Braz Elétrica. A Basilicata, que tem mais de 100 anos, e é administrada desde então pela mesma família, traz um pouco da tradição familiar italiana para a experiência gastronômica, inspirando o ambiente, a vestimenta dos garçons e o cardápio. Já a Braz Elétrica tem outra pegada, na ideia de pizzaria napolitana, o nome é elétrica pois o forno utilizado é o elétrico. O formato é diferente, e traz um conceito de fast casual, onde a pizza e o chopp casam com a rua e o bairro em que está inserida.

Playlist

spotify

Já que o tema foi Sampa, confira a playlist criada pelo Instituto Moreira Sales. A playlist expõe ruas, vias, bairros e modo de viver paulista nas letras das músicas. Tem desde Demônios da Garoa até Criolo, confere aí!

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s