A Solução de projeto na Residência Gamara

O que define um projeto de uma residência? Quais são os condicionantes mais importantes? 

Eu acredito que quase tudo é multifatorial, nosso lado “preguiçoso”, simplificador, gosta de procurar um motivo principal, um marco, mas no fundo são vários pequenos fatores que formam o conjunto, ou compõem a decisão final. 

Aqui na Residência Gamara, a insolação, a posição das casas vizinhas, a posição do terreno no condomínio, os vizinhos do condomínio e os desejos dos clientes foram os fatores que determinaram o projeto. Mas vamos por parte para a gente explicar como cada fator influenciou.

O terreno

O terreno do projeto é uma amplo lote em um condomínio fechado, ele fica no limite, na divisa do condomínio, ou seja, nos fundos dele fica o fim do condômino, um muro, e consequentemente os lotes vizinhos ao condomínio. Na frente do terreno fica a área comum do empreendimento, com quadras e pracinhas, o que garante uma boa vista para a praça, e, por sorte, para os morros da cidade ao fundo.

Insolação e vizinhos

O norte, que é nosso guia para arquitetura aqui no Rio Grande do Sul, afinal uma peça virada para Norte tem muito sol no inverno e quase nada de sol no verão na nossa latitude (dá para conferir aqui nesse post isso mais explicado), fica para a frente do lote. O sul, onde tem mais umidade e sombra, fica aos fundos do lote.  Ou seja, a melhor insolação para os cômodos da casa é para frente do lote, onde tem a melhor vista também. Nos fundos depois do muro que define o lote e o condomínio, fica um conjunto de edifícios, que quase enxerga dentro do lote, e além deles, alguns terrenos vazios, que podem ser edificados no futuro, ou seja, a privacidade de um pátio nos fundos poderia ficar comprometida. 

Pátio para frente.

A solução projetual colocou o principal pátio, com piscina, para a frente da casa, assim o volume dos dormitórios e social foi para o fundo do lote, porém com todas as aberturas de dormitórios e sala para a frente do lote, assim tem-se conexão com o pátio, bem como uma ampla vista da piscina da casa, da área comum do condomínio e dos morros da cidade, tudo junto. Além disso, o volume de dois pavimentos da casa protege a privacidade do pátio dos vizinhos de fundos. Ainda nos certificamos que os vizinhos laterais, não possuíam amplas aberturas para a lateral, o que poderia comprometer a privacidade e a solução projetual. 

Um paradigma quebrado

Logo que propusemos, os clientes acharam estranho um pátio na frente de casa, mas foram duas ou três idas ao terreno que eles começaram a entender a solução, percebendo a insolação, privacidade e o funcionamento da casa.

A gente fez um vídeo no nosso instagram que explica em 50 segundos o projeto. confere lá também.

E ai, curtiram?

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s