Semáforo de pedestre só é bom para o carro!

Eu já escutei muitas vezes o pessoal pedindo uma sinaleira de pedestres para melhorar a travessia de pedestre em uma rua. E é muito comum ter esse tipo de sinaleira em vias movimentadas, principalmente em cidades grandes. Mas elas são mesmo para o pedestre, são benéficas para eles? Claro que cada caso é um caso, mas na maioria das vezes ela faz mais mal que bem.

A sinaleira de pedestres é um mal necessário, principalmente em vias onde os carros por si só não param na faixa de travessia de pedestres, embora uma sinaleira de carro já sirva para esse fim. Mas na maioria das vezes, a sinaleira de pedestres serve para determinar quando é legítimo o pedestre atravessar a via, principalmente para que não atrapalhem o fluxo dos carros. Veja que o código de trânsito já dá preferência para o pedestre na faixa de segurança, quando não existir semáforo, através do artigo 70:

“Art. 70. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código.

     Parágrafo único. Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.”

O artigo é claro ao dizer que a travessia em faixas de segurança é preferência dos pedestres, exceto quando existir sinalização semafórica. Essa sinalização, na maioria das vezes, é colocada para melhorar o fluxo de veículos e não o de pedestres. Aqui em Santa Maria temos um grande exemplo disso na rua Dr. Bozzano esquina com a Rua Floriano Peixoto, no fim do calçadão. Antigamente existia apenas a faixa de pedestres, e o fluxo de pedestres era negociado com o fluxo de carros, com uma vasta preferência para os pedestres. Porém isso importunava o trânsito, que ficava trancado ao longo de um bom trecho da Rua Floriano Peixoto. A solução foi uma sinaleira de pedestres, assim se cria um espaço onde o pedestres só atravessa quando lhe é dito, tirando a preferência de passagem deste. É um exemplo claro de que a sinaleira de pedestres não foi uma vantagem para o pedestre, e sim para os carros.

Vale lembrar que quase toda a rua, todo o espaço viário, é de preferência do carro, e que aquele é um dos pontos de maior fluxo de pedestres da cidade, mas mesmo assim, pedestres perderam preferência em detrimento dos veículos. Enquanto o mundo todo resolve dar preferência aos pedestres, e onde as ruas compartilhadas vem crescendo, aqui a gente prefere regular o trânsito de pedestres para que ele não atrapalhe o carro.

A título de curiosidade, além da Serra Gaúcha, em Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, por exemplo, as faixas são bastante respeitadas na região central, e elas inclusive servem de auxílio para que veículos consigam cruzar uma via preferencial, uma vez que os veículos na preferencial param para os pedestres passarem, criando janelas para essa travessia. Vale a pena, quando tiver a oportunidade de ir em um local onde os motoristas respeitam as faixas de pedestres, conferir como estas acabam fazendo as vezes de uma semáforo e ajudando a regular o trânsito. Mas para que isso ocorra, os motoristas precisam começar a enxergar as faixas de travessia da mesma maneira que os pedestres percebem a rua, ou seja, os motoristas devem antes ver se de fato não há pedestres, para só então transpor uma faixa de segurança. 

Para quem quiser saber mais!

https://www.urb-i.com/antes-depois-compartilhadas

https://wribrasil.org.br/pt/blog/2018/10/cinco-cidades-da-america-latina-promovem-acoes-para-salvar-vidas-no-transito

Escrito por

Gaúcho, Santa Mariense, Arquiteto e Urbanista que um dia foi anarquista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s