Domingo de meio dia pede um bom assado, ou seria churrasco? Até o nome utilizado já define um pouco o método de uso da churrasqueira. Alguns preferem a grelha e a parilla, enquanto outros não abrem mão dos espetos e da churrasqueira. Mas qual a diferença entre as duas? Aqui tem um video explicativo com desenhos técnicos.
A principal diferença entre a churrasqueira e a parilla é a distância entre o fundo, onde fica o fogo, e o local onde a carne é depositada, ou seja, a distância que o carvão/brasa fica da carne. A ideia da parilla é que você asse com a brasa, podendo ter um local onde tu faz o fogo com lenha e puxe a brasa para baixo da carne. Já o tradicional churrasco é feito com o fogo de carvão, sendo a carne assada sobre o fogo. O detalhe é que se você optar por parilla, você vai precisar de uma área maior, com espaço para fazer o fogo, lateralmente, e espaço para a brasa, que fica embaixo da grelha. Na residência GJAB fizemos uma solução mista, onde existe uma caixa de fogo com profundidade maior, para ser utilizada como churrasqueira tradicional, com espeto, e uma parte caixa de fogo mais rasa, com uma grelha, para ser utilizada como parilla.
Outra solução interessante quando o assunto é churrasqueira, é deixar um espaço para um cooktop, assim você pode fazer fritura ou outras comidas que vão soltar cheiro dentro da churrasqueira, aproveitando o duto dela como exaustor. Se você não tem a possibilidade de colocar um ponto de gás, e a sua churrasqueira é pequena, você pode comprar um cooktop elétrico com uma ou duas bocas, que inclusive costumam ser portáteis, e montar na churrasqueira toda vez que for utilizar.
Churrasqueira, parilla ou cooktop, o importante é saber aproveitar esse espaço como uma extensão da sua cozinha!