Bibliografia – Os + Importantes Conjuntos Habitacionais do Século XX /02

Segundo Post da bibliografia de edificação multifamilair – Livro  “Os + Importantes Conjuntos Habitacionais do Século XX – Plantas, Cortes e Elevações” de Hilary French pela BookMan® que possui breves análises  com plantas, cortes, elevações e fotos de 87 edificações.

Capa do Livro - Os + importantes conjuntos habitacionais do século XX

O livro possui um andamento histórico começando com os Edifícios Peabody, de 1905, que fica em Londres, e encerra com o Conjunto Residencial Carabanchel 16 , que fica em Madri e foi construído em 2007.O livro é dividido em 5 Capítulos, “As Novas Formas Urbanas”, “O Modernismo Europeu”, O Modernismo Pós Guerra”, “As Alternativas”, “O Pós Modernismo” e por fim “As interpretações contemporâneas”. Dessa maneiro, o livro é  uma boa fonte histórica e técnica, nele podemos analisar até a evolução dos compartimentos dos apartamentos, com diferentes soluções para diferentes situações e culturas. Vou colocar algumas edificações aqui para registro e valorização das mesmas, uma maneria de cultivar as que possuem um conjunto de soluções ou ideias que podem contribuir para projetos futuros.

A segundo edificação é Hotel de Artistes de 1917.

Fachada frontal da edificação

Projetista: George Mort Pollard (sem dados)

Local – 1st West 67th
Street, Nova York, NY,  Estados Unidos

Essa edificação considero em destaque pela intenção da construção e pelos diferentes tipos de apartamentos, uma vez que o principal objetivo não era só atingir moradias dentro do padrão comercial da época. A edificação é o quinto empreendimento de apartamentos de uma série de empreendimentos construídos para artistas na West 67th Street, sendo que o primeiro edifício foi construído em 1903. Na época, segundo o autor, a ideia de viver em apartamentos ainda não era tão bem aceita, mas parecia a melhor solução econômica e espacial para um grupo de artistas que precisava de singularidades no apartamento, como pé direito duplo e salas amplas. Dessa maneira ainda se construiria em um valor bem mais em conta que um estúdio particular. Alguns desses empreendimentos possuíam apartamentos para alugar que serviam de renda para os proprietários dos estúdios(artistas).

O edifício número 1 da West 67th Street possui uma elaborada decoração gótica (que não cabe a mim julgar sem histórico e situação cultural da época, pois não possuo tal conhecimento) e uma planta em H. No pavimento tipo estão voltados para o sul(frente para a rua) 8 apartamentos  duplex  pequenos, enquanto 4 apartamentos duplex pequenos e 2 apartamentos duplex amplos (estúdios) voltam-se para o Norte(fundos). Os pavimentos superiores possuem apartamentos ainda mais amplos. O que é curioso é que, diferente dos pavimentos tipos, a divisão não é rabatida, o que resulta em dois apartamentos mais amplos de um lado, na fachada leste (superior da planta) e 4 apartamentos  um pouco menores, mas com áreas iguais aos estúdios do pavimento tipo, para a fachada oeste (parte inferior da planta).

Plantas dos pavimentos da edificação

Na minha opinião o mais importante desse projeto é a iniciativa de buscar algo que não estava no mercado, após o primeiro edifício de apartamentos com estúdios para artistas foram feito pelo menos mais 5 (Hotel Artistes é o quinto), em uma espécie de  sistema de cooperação onde se alugavam apartamentos para ajudar a manter os estúdios.

Visão da fachada e recuo frontal

Fonte: O livro

Se fores a Nova York e quiseres dar uma olhada, abaixo há um Link com o endereço da edificação. No mesmo Link pode olhar o street view, porém as árvores atrapalham um pouco.

http://maps.google.com.br/maps?q=Caf%C3%A9+des+Artistes,+nova+york&um=1&ie=UTF-8&sa=N&hl=pt-BR&tab=wl

Maiores informações:

http://nyc-architecture.com/UWS/UWS010.htm

http://www.nytimes.com/2000/05/14/realestate/streetscapes-hotel-des-artistes-1-west-67th-street-cornerstone-building-block.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: